O moletom bordado da sorte!

 

Quando comecei a pensar na criação do canal, sabia que eu estaria muito desengonçada diante da câmera na gravação de meu primeiro vídeo. Mas me garanti no conteúdo de qualidade para compensar. E não deu outra, o vídeo foi um sucesso e é até hoje, o vídeo mais assistido do canal com atuais 270.000 visualizações!

 

 Manga com bordado próximo ao ombro

 

Um moletom super bordado, apresentando em um único tutorial 10 pontos de bordado de pedraria, usando os mais diversos tipos de materiais como miçangas, pérolas, canutilhos, arroz, vidrilhos e chatons. Tinha como não ser um moletom da sorte?

 

Vejamos agora, cada um dos pontos: 

 

 

1 - PONTO HASTE COM MIÇANGAS:

Este ponto é um dos mais queridos em bordados de pedraria, pois cria um efeito texturizado muito bonito nas roupas. Ele é a versão do ponto haste de bordado livre feito em linha, só que aplicado com pedrarias na composição. Muito utilizado para criar arabescos, exatamente como fiz neste moletom.

2 - PONTO CONTÍNUO COM CANUTILHOS E PÉROLAS:

O ponto contínuo, é um ponto de base. Por isso na maioria das vezes, é utilizado em contornos simples e com pedrarias básicas, como miçangas. Porém neste bordado, usei o ponto contínuo misturando canutilhos e pérolas de dois tamanhos diferentes. Porque é a criatividade que faz a diferença!

3 - PONTO PARALELO COM ARROZ:

Esse ponto é bem fácil. É só encaixar um arroz perolado ao lado do outro, de forma paralela. No caso deste bordado especificamente o ponto foi feito em formato de curva, o que aumenta a complexidade da execução, pois o risco de ficar tortinho é maior. Mas fazendo com calma, a gente acerta.

4 - PONTO FLORZINHA:

Este foi um dos primeiros pontos que aprendi, lembro até hoje da primeira vez que fiz essa florzinha! E tem muita técnica para que ela fique lindinha assim, com uma aparência de flor bem definida e redondinha. Vale acompanhar o tutorial e sair distribuindo florzinhas por aí!

5 - PONTO PARALELO COM PÉROLAS E VIDRILHOS:

Mais uma vez temos o ponto paralelo. Só que agora, com pedrarias diferentes em uma composição de pérolas e vidrilhos muito delicada. Mostrando mais uma vez que a criatividade para explorar um ponto já conhecido, é o segredo! Junto a este ponto tem também o ponto picot, que é o que veremos a seguir.

6 - PONTO PICOT PRESO COM MIÇANGAS:

Pense num pontinho bonitinho toda vida. É esse picot! Pode ser trabalhado com os mais diversos tipos de pedrarias e sempre cria um efeito de 'rendinha' no nosso bordado. Quem diria que três miçanguinhas acumuladas poderiam acrescentar tanto ao nosso bordado? Também usado para fazer as folhas dos dois lados do Ponto Florzinha, só que usando 5 miçangas.

7 - PONTO CHATON ENFEITADO:

A aplicação dos chatons se vale sempre da mesma técnica. Mas no caso deste ponto, além do chatonzinho no meio, bordei outras pedrarias no contorno. Porque não custa nada colocar mais um tanto de brilho no nosso bordado. Essa ideia pode ser reproduzida em muitos outros projetos!

8 - PONTO ZIGUE-ZAGUE COM ARROZ E MIÇANGAS:

Esse ponto onde misturo miçangas e arroz é como se fosse um ponto paralelo, só que com os arrozinhos afastados em umas das extremidades, formando o efeito de zigue-zague. Ele está apoiado sobre uma carreira de ponto contínuo formada por pérolas de tamanhos diferentes alternadas. Outra maneira simples de enfeitar nosso bordado com um ponto já conhecido!

9 - PONTO FLOR COM NAVETES:

Usando um ponto florzinha como miolo, desenvolvi neste ponto uma flor usando navetes. Que são chatons com um formato de barquinho e muito conveniente na hora de simular pétalas. A aplicação do chaton navete é um pouquinho diferente de um chaton retangular ou redondo, pois temos que prendê-lo dos dois lados do buraquinho. E como tudo isso é feito seguindo o formato de flor, esse é uma ponto mais complexo. A dica é bordar os quatro primeiros navetes em formato de cruz, pois isto ajuda para que a flor não fique torta.

10 - PONTO FLOR COM TRÊS NAVETE:

Seguindo a mesma ideia do ponto anterior, fiz um ponto florzinha para servir de miolo e coloquei desta vez, apenas três navetes representando as pétalas. Este tipo de ponto, enriquece muito o nosso bordado, pois faz a ligação entre outro ponto parecido, tornando o resultado mais harmônico. Podemos dizer que esta for com três navetes, seria o 'botão' da outra flor com vários navetes, entende?

 

E foi assim que eu coloquei meu trabalho de bordadeira na internet. Com a cara, coragem e muito brilho!! Espero que vocês tenham gostado de conhecer de pertinho cada um dos pontos de bordado de pedraria e que assistam ao tutorial completo no Youtube

 

CONFIRA O TUTORIAL COMPLETINHO, AQUI:

 

 

E você, já teve alguma roupa da sorte? 

 

Me escreva aqui nos comentários! (Acho que muitas dirão que é um vestido de noiva! E eu aqui com meu moletom bordado para o Youtube. Hahahahaha Cada um tem a roupa da sorte que merece, né não?) 

 

Um beijo grande, e até o próximo post.

 

Fernanda Herthel. 

 

 

 

Please reload

Vestido de Festa com
Flores Engomadas
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle