3 Técnicas de Costura para aprender em menos de 3 minutos

 Muitas vezes é na hora de montar nossas peças com as costuras, que surgem as dúvidas! Que técnica adotar, que tipo de acabamento podemos dar para as nossas peças? 

 

No post de hoje, conheceremos 3 técnicas diferentes e suas aplicações. A costura Hong Kong, Francesa e Inglesa! Vamos lá?

 

COSTURA HONG KONG:

Essa é uma técnica de costura de luxo. Usando viés e passadoria conseguimos unir nossas costuras com acabamento perfeito no avesso sem usar forro. Sendo a técnica mais indicada para peças de alfaiataria para o verão.

 

Passo 1: Junte as duas partes do tecido em uma costura com 1,0 cm de margem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 2: Abra as margens de costura com o ferro de passar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 3: Costure uma das bordas de um viés de cetim na borda de uma das margens de costura. Caso sinta necessidade, abra o vinco do viés com o ferro de passar, para facilitar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 4: Dobre a borda oposta do viés para baixo da margem de costura e passe uma costura reta por cima bem próxima a dobra do viés, prendendo tudo. Repita o processo nas duas bordas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESULTADO FINAL

COSTURA FRANCESA:

Esta é sem dúvida a técnica de costura que eu mais uso. Pois com ela, consigo substituir o uso da overloque, e meu avesso fica tão ou mais bonito que o lado do direito. É sensacional!! Não é muito indicada para tecidos grossos, mas em todos os outros, podemos abusar desta técnica.

 

Passo 1: Junte as duas partes do tecido em uma costura com 1,0 cm de margem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Passo 2: Refile as duas margens, cortando bem junto a costura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 3: Dobre as duas partes de tecido escondendo o refilamento por dentro e passe o vinco com o ferro. Após isso, costure reto por cima da dobra, com 1 pé de máquina (0,5 cm) de margem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESULTADO FINAL

COSTURA INGLESA OU REBATIDA:

Esta é a técnica queridinha das camisas sociais, mas eu particularmente gosto de usá-la em outros diversos tipos de roupas. Podendo unir as costuras de vários tipos de tecido, do mais fino ao mais encorpado e ainda ser usada para criar estruturas com barbatanas ou passadores.

 

Passo 1: Junte as duas partes do tecido em uma costura com 1,0 cm de margem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Passo 2: Refile apenas uma das margens, cortando bem rente a costura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 3: Dobre a pontinha da margem que sobrou por cima da margem refilada escondendo tudo. Use o ferro de passar para firmar a dobra no lugar e passe uma costura reta bem na bordinha da dobra feita, embutindo tudo.

 

 

 

 

 

 

 

RESULTADO FINAL:

 E são esses os tutorias de costura mais rapidinhos e proveitosos de toda sua vida. Agora sim, nossas costuras ficarão com um avesso perfeito!

 

Para conferir os tutoriais em vídeos, dê o play e assista tudo em menos de 3 minutinhos!!

 

E se quiser assistir a outros vídeos como estes, lá no canal tem uma Playlist de Costura Express com 12 vídeos e diversos macetes de costura. Como Barra Lenço, Costura em Curva, Rolotê e muito mais! Link para a playlist completa, bem aqui!

 

Um beijo grande e até o próximo!

 

Fernanda Herthel.

 

 

 

 

Please reload

Vestido de Festa com
Flores Engomadas
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle