Bases de modelagem - Um método simples com pegada industrial

 Que os métodos de modelagem são de muitos tipos, isso já sabemos. Tecnicamente falando dos métodos de modelagem plana, eles podem ser os de medidas proporcionais, medidas diretas ou de medidas mistas.

 

As diferenças entre esses 3 tipos de modelagem plana já renderiam um outro post por aqui (que prometo escrever um dia), então vou me concentrar apenas no tipo de medida mista, que é a categoria que engloba o método de modelagem que apresentei para vocês lá nos primeiros vídeos do canal.

 

Aprendi este método no SENAI - Cetiqt, no Rio de Janeiro. Como era de se esperar, o método apresentado pelo SENAI que é uma instituição de ensino voltada para a indústria, tem uma pegada mais simplificada e industrial. Mistura em seu método algumas medidas proporcionais e outras diretas, por isso, é um método misto. Os métodos mistos de modelagem plana, são os mais utilizados na grande indústria, pois são uma alternativa de modelagem mais prática, limpa e que se adapta muito muito bem às grades de tamanho PP, P, M, G e GG. O que não significa que não possamos utilizar métodos mistos para modelar nossas roupas sob medida com ajuste perfeito e exatidão. Entretanto, os métodos mistos costumam ser tão simplificados, tão simplificados, que dependendo do quanto o corpo da gente for fora das proporções (e a maioria de nós é desproporcional, mesmo), podemos sentir falta de uma metodologia de modelagem com medidas mais próximas ao nosso corpo real.

 

Como exemplo, tenho meu próprio caso em relação a base de blusa: Possuo um busto desproporcional, por ser muito maior que as outras medidas do meu torso, tais como cintura, costas e ombro. Logo, a única pence original da base de blusa deste método do SENAI - Cetiqt, acaba sendo insuficiente para dar o volume que preciso no meu busto e ajuste na cava. Daí começam as adaptações e mais adaptações, para conseguir compensar e ter uma roupa com um ajuste sob medida ideal. Entendeu? 

 

Isto significa que os métodos mistos com esta pegada mais industrial sejam ruins? Claro que não! Inclusive, são ministrados na maioria dos cursos técnicos do Brasil e recomendados para modelistas iniciantes, devido a sua praticidade. E também são uma mão na roda para quem faz roupas com grades de tamanho para vender.

 

A verdade que temos que aceitar é que modelagem, não é uma água que se bebe de uma única fonte! Modelagem é algo que se busca aprender durante décadas, com os mais variados métodos e mestres. Seja modelagem plana proporcional, direta ou mista. Seja moulage que é aquela feita no manequim e que, também tem diferentes escolas. Ou a modelagem CAD, onde misturamos bases de modelagem plana com interpretações feitas em um software no computador. Olha que mundão de coisas pra gente aprender!! Amo demais.

 

E foi este o primeiro método de modelagem que tive contato para aprender em minha vida. Lá no canal, tem um vídeo onde conto minha trajetória de aprendizado com a modelagem, sobre o curso rápido, que fiquei doente no meio do caminho, que acabei aprendendo com minha professora por fora e me mudei para o Rio Grande do Sul sem ter conseguido concluir o curso. Para assistir ao vídeo, clique aqui.

 

Depois de todos estes esclarecimentos, ficou curiosa para conhecer as bases de modelagem deste método? Compartilhei tudinho na íntegra com vocês em 4 vídeos do canal, sendo base de blusa, base de saia, base de calça e base de manga. Vejamos todas!!

 

 BASE DE MODELAGEM DE BLUSA:

 

BASE DE MODELAGEM DE MANGA:

 

BASE DE MODELAGEM DE SAIA:

 

BASE DE MODELAGEM DE CALÇA:

 

Uma coisa muito importante que preciso esclarecer, primordial para o seu aproveitamento deste conteúdo, é que você ignore completamente a pessoa desengonçada que apresenta o vídeo!! Hahahahaha Pense numa pessoa que não sabe falar com uma câmera! Sou eu neste vídeo. Mas a parte do tutorial de modelagem está muito bem explicadinha, garanto.

 

Um beijo grande para vocês e até o próximo.

 

Fernanda Herthel.

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Vestido de Festa com
Flores Engomadas
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle