• Fernanda Herthel

Bordado livre usando fios de palha. É possível e muito lindo!


Quando você pensa que já viu de tudo, olha eu aqui puxando umas novidades do fundo do meu baú bordadístico!

Vou apresentar para vocês o bordado de palha. É possível criar lindos bordados com estilo bem tropical e étnico usando esta fibra natural que é cara do nosso Brasil.

A primeira vez que vi um bordado feito com fios de palha, eu tinha uns 13 ou 14 anos e lembro que fiquei chocada com o resultado de usar fios de palha no lugar das linhas de algodão, como as meadas e linhas de crochê, por exemplo. Na época em que aprendi esta técnica, ela também foi aplicada em um biquíni, o que repeti no tutorial do canal. Porque recordar, é viver!!

Veremos a utilização do ponto cheio para criar pétalas e flores, assim como o ponto haste para criar as folhinhas, podendo ser confeccionado com miçangas nos fios. Só aí, já temos três pontos de bordado. Sem falar na aplicação das contas de madeira, que agregam mais rusticidade ao nosso bordado e das miçangas foscas coloridas.

Detalhe do bordado rústico e lindo!

PULO DO GATO PARA BORDAR COM PALHA:

Algumas pessoas sentem muita dificuldade de bordar com palha, pois seus fios são rígidos e ao serem puxados, não deslizam bem no tecido. Daí o macete é hidratar os fios de palha. Basta molhar os fiapinhos completamente, escorrer o excesso de água secando bem e trabalhar com eles úmidos, macios e mais fáceis de bordar. Mas fiquem atentas bordadeiras! Quando hidratados os fios de palha se expandem, fazendo com que o preenchimento com ponto cheio seja maior. Porém ao secar, os fios encolhem novamente podendo deixar lacunas no ponto cheio, alterando a aparência do bordado e exigindo que façamos outros pontos em cima dos anteriores para preencher. Trabalho dobrado! Sabendo disto, faça os pontos mais apertados quando estiver usando a palha hidratada. Ou encare a palha seca mesmo que é a opção que eu particularmente prefiro, pois com o tempo e prática, a gente pega o jeito de trabalhar com ela. Uma observação importante: Palha e ráfia são materiais diferentes. A ráfia que também serve para fazer bordados lindos (um dia faço um tutorial para vocês), possui uma aparência plástica e multicolorida, sendo assim, materiais totalmente distintos.

ONDE ENCONTRAR OS MATERIAIS:

Palha:

Como sou do Rio, sempre encontrei essa palha em uma loja chamada Caçula, que tem uma sessão muito boa de materiais para artesanato e carnaval. Mas podemos encontrar com muitas facilidade, pelo nome de Palha da Costa ou Igí, em lojas de artigos religiosos, de umbanda e candomblé. No Mercado Livre, a gente encontra também, por este mesmo nome.

Contas de Madeira:

Neste bordado usamos dois tipos de conta de madeira. O Palito Mogno da marca Jablonex (4x16mm), link para comprar aqui. E também a conta Tria Azul Brunei da Jablonex (6 mm), e você encontra aqui.

Miçangas Foscas:

Para deixar nosso bordado ainda mais tropical, usei duas miçangas foscas. Também da marca Jablonex (3,5 mm), na cor laranja, link aqui. Também na cor verde, link aqui.

A Bead Shop é uma loja parceira do Canal -

Use o cupom: 'FEHERTHEL' e pegue 10% de desconto!!

UM DIFERENCIAL:

Imagine neste mundo da moda tão gasto e repetitivo, você aparecer com um bordado diferente e por isso, exclusivo! Seja bordando para si mesma, mas principalmente em uma marca de moda, o bordado de palha pode agregar estilo às suas criações. Na moda praia (imagina em um maiô preto, que lindo!), em jeans, tecidos leves ou grossos. Use a sua imaginação e ofereça este diferencial aos seus clientes e surpreenda o mercado. Eu ainda não tenho uma marca de roupas, mas se tivesse... Teria uns bordados de palha aqui e ali!

Te convenci que um bordado de palha tem todo esse poder?

ENTÃO ASSISTA AO TUTORIAL COMPLETO NESSE VÍDEO E APRENDA A BORDAR:

Esse foi o nosso post sobre bordado de palha e espero que tenham curtido.

Um beijo grande e até o próximo!

Fernanda Herthel.

#bordado #livre #palha #costa #igí #biquíni #flor #fios #contas #madeira #miçanga #palito #mogno #tria