FASCÍCULO 3:

Tudo é  uma questão de repertório!

👉 - Quer bordar como uma profissional? Então você precisa construir um repertório técnico à altura. Isto exige apenas determinação em aprender e claro, um método eficiente para seguir. O acompanhamento de uma instrutora que te forneça todo esse repertório técnico é fundamental. Mas o que seria mesmo este repertório de que eu tanto falo? Bom, vou te apresentar.

💎 - UMA GRANDE QUANTIDADE DE PONTOS - Não se faz uma boa bordadeira só com meia dúzia de pontos básicos... Você vai precisar aprender dezenas e até mesmo ultrapassar a barreira das centenas de pontos. E sim, existe essa quantidade! Nessa hora, é impossível não puxar a sardinha para o meu curso: Design de Bordados de Pedrarias - comigo, Fernanda Herthel. Porque lá eu ensino 81 pontos diferentes de pedrarias. E te desafio a procurar um outro curso que ensine essa quantidade de pontos. E não são pontos bobinhos, só para 'encher linguiça', não. São pontos diferentes uns dos outros, uma variedade de formações em pontos e laçadas. Eu costumo dizer que daqui há alguns anos, outros cursos passarão a ensinar tantos pontos quanto esses que eu ensino hoje... Pois vão comprar o meu curso e aprender comigo! Hahaha Desculpe se isso te parece meio presunçoso, sabe? Mas joga no Google para ver se você encontra esses 81 pontos... Não mesmo! Uma bordadeira de respeito precisa ter um bom catálogo de pontos de pedrarias (foto ao lado). É este acervo técnico que fará dela além de uma bordadeira de mão cheia, uma designer de bordados super criativa.

💎 - ARREMATES VARIADOS - Você sabia que existe um tipo de arremate que é feito dentro do buraquinho das pedrarias? Sim, existe. E é tão imperceptível e reforçado que não aparece nem no avesso e nem no direito da roupa. Sem contar que não arrebenta por nada! E este é só um único exemplo de arremate invisível para bordado de pedrarias. Na técnica da agulha de mão, também existe o arremate para malha, para tule, entre as costuras, entre recortes, em biquíni, etc... E toda bordadeira deve saber executar os arremates com maestria. Porque ver um bordado arrebentado, com as pedrarias soltas, é inadmissível. Ainda mais, se dispomos desta técnica que nos permite fazer os arremates mais fáceis e rápidos.

💎 - AVESSO PERFEITO - Você já ouviu falar que bordadeira boa, a gente conhece é pelo avesso? Pois é verdade! É claro que eu também acredito, que o avesso do bordado não precisa ser uma neurose por perfeição tão absurda que nos tire o prazer terapêutico de aprender a bordar. Por outro lado, acho também que nada justifica um avesso feioso por pura falta de conhecimento ou descaso. Nosso bordado de pedrarias pode ter um avesso perfeito, sem arremates grosseiros que cutuquem a nossa pele na hora de vestir, sem pontas soltos, sem linhas enormes atravessadas e mesmo assim, manter aquela 'carinha de feito á mão' que a gente tanto ama. Avesso de verdade, artesanal. Mas que revele todo o profissionalismo e repertório técnico da bordadeira.

💎 - SABER BORDAR DIFERENTES TIPOS DE ROUPAS - Não basta saber os pontos e arremates, é preciso adaptar este conhecimento para bordar qualquer roupa. Existem técnicas específicas para bordarmos sobre um bojo, por exemplo. Se for um bojo em um vestido de noiva, a técnica é uma. Se for um bojo de biquíni, a técnica é outra. Se for uma roupa com forro, também é preciso saber bordar sem pegar no forro, para que não tenhamos linhas atravessadas por ele. Se for uma peça com formato cilíndrico, como pernas de calça ou mangas, também é preciso conhecimento específico. Nada disto é difícil de executar, mas é preciso ter a devida instrução, para pegar os pulos do gato.

Será que te convenci de que tudo é uma questão de repertório? Nessa vida, ninguém nasce sabendo e aprender com quem tem mais experiência técnica nos faz economizar anos em que ficaríamos batendo cabeça... Estudar uma técnica a fundo, mergulhar em todo o seu repertório é uma jornada de satisfação pessoal e profissional.